quinta-feira, 19 de abril de 2012

MOÇÃO DE APOIO À PARALISAÇÃO

Em defesa do caráter público da Universidade e pela valorização da atividade docente, em sua função social, os professores da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, definiram em reunião a adesão à paralisação nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), marcada para a próxima quinta-feira, 19 de abril.

Nesse sentido e em consonância à mobilização pela pauta de reivindicações dos professores federais, o movimento docente da Unipampa - São Borja elencou alguns pontos que considera essenciais para o diálogo com a comunidade acadêmica e com a sociedade:

Professores da Unipampa reunidos no campus em prol da valorização da educação
Professores da Unipampa reunidos no campus em prol da valorização da educação

- Campanha pela aplicação de 10% do PIB para a Educação

Hoje, o Brasil aplica em torno de 5% do PIB em Educação. Conforme o Plano Nacional, cuja proposta está em debate no Congresso, a meta é atingir 7% do PIB apenas em 2020.

- Continuidade das negociações do Governo com a categoria
A implantação do acordo emergencial, aprovado em 2011, em que estavam previstos o reajuste de 4% e incorporação de gratificações, além da proposta de reestruturação da carreira, foram interrompidas pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento. O ministério projeta o mês de julho como referência para a negociação com as categorias e para a pauta unificada dos servidores federais.

- Reposição Salarial
Nos últimos 15 anos, os docentes tiveram perdas de mais de 40%. O vencimento básico do professor auxiliar graduado, no magistério superior, está em torno de RS 557,51, sem a incorporação da Gratificação Específica do Magistério Superior (Gemas). O valor do piso, portanto, encontra-se abaixo do salário mínimo brasileiro, em vigência desde janeiro de 2012, que é de R$622,00.

Reiteramos, por fim, nossa posição de que a educação pública e de qualidade passa por uma valorização da Universidade como espaço de vanguarda do desenvolvimento e no investimento na atividade docente como garantias precípuas para uma sociedade mais reflexiva, justa e igualitária.

Docentes da Universidade Federal do Pampa/Unipampa – Campus São Borja

São Borja, 16 de abril de 2012

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