quinta-feira, 19 de abril de 2012

Professores da Unipampa paralisam em São Borja

Queremos 10% do PIB para educação já! (Lousa escolar com a frase escrita)
Queremos 10% do PIB para educação já!
A falta de comprometimento do Governo Federal com os acordos firmados entre a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) e o Ministério da Educação e Cultura motivou os docentes do Campus São Borja a paralisarem suas atividades nesta quinta-feira, dia 19, em apoio ao movimento nacional pela valorização da educação superior no Brasil.

Conforme o documento enviado pelo movimento dos docentes da Unipampa à imprensa, no ano de 2011 foi garantida pelo Governo Federal a reposição de 4% para reajuste das perdas inflacionárias. Nos últimos 15 anos, os docentes do ensino superior tiveram perdas de mais de 40%. O Governo Federal “sequer cumpriu o acordo firmado e não levou em consideração as reivindicações  da categoria” ao considerar que 4% seria suficiente para repor as perdas do período. Não apenas o reajuste deixou de ser aplicado, mas também a discussão sobre o plano de carreira foi interrompida pelo Governo. 

Neste sentido, os professores da Unipampa, em consonância com o que ocorre nas demais Instituições de Ensino Superior brasileiras, realizaram Assembleia aprovando uma agenda de trabalho própria.  Esta indica o apoio à marcha nacional, programada para o próximo dia 25, reunindo todos os servidores públicos federais e o indicativo de greve para maio.

A busca pela valorização da Educação justifica-se pelo comprometimento dos docentes com uma formação qualificada dos alunos da Universidade pública. Isso passa ainda pela aplicação de 10% do PIB em educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário