quinta-feira, 24 de maio de 2012

Carta à comunidade acadêmica

Os docentes da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, se reuniram no último dia 16, e em assembleia decidiram por aderir à greve nacional dos docentes das universidades federais, deflagrada desde o dia 17 de maio, por tempo indeterminado. Atualmente já são 43 universidades federeis paralisadas.

Entre as principais reivindicações da categoria está a reestruturação da carreira docente (conforme previsto no Acordo firmando em 2011 e que até então não foi cumprido pelo governo federal em sua totalidade), 10% do PIB investido na educação, a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas Universidades e Institutos Federais e o atendimento das demandas específicas de cada instituição, a partir das pautas elaboradas localmente.

Na UNIPAMPA, Campus São Borja, os docentes, juntamente com os técnicos administrativos e discentes, considerando as demandas de cada categoria, elaboraram uma pauta única: a pauta da comunidade acadêmica. A partir dessa parceira, foram definidas três necessidades essenciais, que terão fluxo normal, sem afetar a vida dos acadêmicos(as) e os direitos dos professores e técnicos administrativos de aderir à greve, que são: o pagamento das bolsas do Programa de Bolsas Permanência (PBP) e do Programa de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA); a supervisão dos estágios não-obrigatórios (remunerados); realização dos concursos públicos para seleção de docentes; e encaminhamento do processo de reconhecimento do cursos.

Com já foi dito, os estágios não-obrigatórios foram entendidos como uma essencialidade para a permanência dos alunos estagiários na Universidade e, portanto, a supervisão será contínua nesse período, sem ocasionar perda do vínculo com a instituição e, consequentemente, da bolsa de estágio. Os demais estágios, por sua vez, por se caracterizarem como obrigatórios à integralização curricular e, neste sentido, atividades de ensino, serão retomados ao normalizar as aulas e seguirão o calendário letivo, pela exigência de acompanhamento direto, contínuo e sistemático de professor(a) supervisor(a).

O intuito é garantir uma educação de qualidade para todos!
Sigamos na luta!
Participe conosco!

               

                               São Borja, 22 de maio de 2012.




Nenhum comentário:

Postar um comentário